quarta-feira, 8 de julho de 2009

CR...9


Muito se tem escrito e dito acerca das aventuras do "puto maravilha", tanto dentro das quatro linhas como dentro de outros rectângulos de jogo. Deixando este último assunto para um blogue mais rosa, há várias ideias que importa reter.
A primeira é que o CR é português e falar-se dele pelo mundo fora é, sem dúvida nenhuma, dar a saber que Portugal existe (mesmo que nunca cá venham ou nem saibam em que parte do globo se localiza). Mas, convenhamos: afinal que conclusão ou benefício se retira daqui? Que o CR nasceu em Portugal e passou pelo Sporting, e que o seu exponencial resulta de uma excelente observação e formação por parte do MU - o próprio CR considera o Alex Ferguson o seu "pai futebolistico". Ou seja, o nosso "orgulho" nacional reside sempre em alguém que, farto da mediocridade e da falta de apoios e dimensão do país teve o bom senso de se pôr a andar. Está visto: Portugal não interessa aos tugas e as nossas "individualidades" só os reconhecem quando estes se destacam no estrangeiro por aquilo que fazem no estrangeiro.
A segunda é que o rapaz é um grande jogador de futebol: assumiu-se como uma referencia do MU e sobe agora à figura de galático no Real, protagonizando a mais cara transferência de sempre no futebol Mundial. Porém, quem se espanta com os números ou é tonto ou não conhece a máquina publicitária em que aquele clube se transformou - relembre-se aqui que o David Beckham, boa pinta mas um jogador sofrível, comprado por 30 ME e com um salário anual de 8 ME veio a render ao Real perto de 250 ME. Considerando que o CR é um jogador a anos-luz do precedente, tem mais tendencia para aparecer em tudo o que é cama e revista e que, só no dia da apresentação, provocou um encaixe de 295 000,00 em camisolas está visto que em breve estará a dar lucro. A ambos, que os direitos de imagem são repartidos na proporção de 50%/50%.
A terceira é que o rapaz é...um rapazote ainda. Com 23 anos caminha a passos largos para a sua maturidade futebolística e tem ainda muita bola pela frente. O CR é um grande profissional. Falta-lhe só crescer como pessoa. E aí sim, poderá retribuir toda a desemsurada atenção que se lhe dedica por cá.
Espero que tenha sucesso na sua nova epopeia. E que qualquer dia decida jogar futebol na Selecção Nacional

Sem comentários: